(55 11) 3661-4953 / 98420-3477
Brasileiros têm piora em saúde dos olhos em meio à pandemia

Brasileiros têm piora em saúde dos olhos em meio à pandemia

Como resultado das medidas de prevenção e controle impostas pela pandemia do novo coronavírus, muitos pacientes que sofrem com problemas oftalmológicos tiveram seus atendimentos, exames, tratamentos e cirurgias eletivas (não urgentes) adiados.

Caso da psicóloga Eliane Oldrini, de 62 anos, moradora do Rio de Janeiro. Diagnosticada há quatro anos com catarata, doença que provoca a perda de transparência do cristalino (lente natural responsável por garantir foco e nitidez) — e que figura como a maior causa de cegueira tratável no mundo —, ela fez a primeira operação, no olho esquerdo, em dezembro de 2019.

A no direito seria em março deste ano, mas foi cancelada.

"Me ligaram do hospital, alguns dias antes da data marcada, avisando que o procedimento seria adiado por causa da covid-19, e dizendo que eu deveria aguardar um novo contato", relata.

"O problema é que nesse tempo minha visão piorou muito. Tenho sentido muita dificuldade para ler, assistir televisão e até para realizar algumas tarefas do dia a dia. Por causa disso, não estou nem saindo de casa. Tudo o que é preciso fazer na rua, meu marido é quem faz", acrescenta.

 

 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-53413000

Compartilhe na Rede

Comentários